quarta-feira, 3 de julho de 2013

REVISÃO PROFISSIONAL DE TEXTOS


Textos acadêmicos precisam passar por revisão, para que seja perfeitamente enquadrado na norma culta da Língua Portuguesa, assim como nas diretrizes da ABNT. Por isso, caso você esteja precisando de um revisor de textos em Tucuruí/PA, ou em qualquer cidade do Brasil, entre em contato comigo deixando seu e-mail no comentário desse Blog. Trabalho também orientando a produção de diversos tipos de textos, tais como: narração, descrição e dissertação, ou seja, as redações voltadas para os vestibulares das Universidades e do Enem.

Detalhes de preços na "praça"
Revisão  ortográfica e gramatical ................. 7,00*
Consultoria textual ..................................... 9,00*
Padronização ABNT ..................................... 3,00*
Padronização Vancouver ..............................3,00*

 

Preços por lauda (padrão ABNT - média de 2.200 caracteres com espaço). 
PAGAMENTO: Trabalho apenas com depósito bancário.
Abaixo apresento alguns links de apostilas, que comentam sobre: REVISÃO DE TEXTOS e o trabalho do REVISOR DE TEXTOS. Leia e entenda melhor como esse profissional trabalha.



Página pesquisada 1

O trabalho do revisor de texto profissional

Garantir que um documento escrito esteja claro nem sempre é óbvio. Muitas vezes, as ideias são boas, mas aparecem mal formuladas. É aí que entra o revisor de texto, para garantir a clareza das ideias expostas. Além disso, o trabalho deste profissional pode garantir a coerência na construção de um documento, através de sugestões de acordo com o conteúdo do que foi escrito.
A grande qualidade de um bom revisor de texto profissional é o respeito ao estilo de quem elaborou o texto – seja o mesmo um trabalho acadêmico, um projeto, um fôlder ou um manual. O revisor de texto profissional deve levar em conta a correção ortográfica e a coerência, mas jamais modificar as características, a maneira de expressar-se de um autor.
Além da correta escrita das palavras e da boa estruturação textual, deve-se ponderar o contexto de quem escreveu, o conteúdo escrito e a quem se dirige o texto.

Revisor de texto: profissional multidisciplinar
É comum a associação da imagem do revisor de texto profissional a trabalhos acadêmicos e livros, apenas. E isto não é verdadeiro, pois esta atividade está ligada à produção e veiculação de todo e qualquer tipo de documento.
Desta forma, flyers, folders, cardápios, textos farmacêuticos ou manuais têm a mesma importância que textos jornalísticos, teses, dissertações e monografias no trabalho do revisor de texto profissional.
O objetivo será sempre o mesmo, independentemente do que é escrito, quer dizer, garantir a clareza e a coerência textuais, conseguir transmitir a ideia do autor da melhor e mais correta forma possível.
Logo, o conteúdo específico de um revisor de texto profissional sempre será aquele sobre o qual ele trabalha no momento, e que pode variar da produção literária ao manual técnico de uma máquina, passando pelo flyer de uma festa ou o fôlder de uma agência publicitária. O importante é que tudo esteja claro, interessante e de acordo com as normas da língua portuguesa.
Os tipos de textos que podem ser revisados são:  trabalhos acadêmicos, jornais, revistas, periódicos, fôlder, flyer, livros, livros didáticos, manuais, textos farmacêuticos, textos para rádio e TV, sites, cardápios, etc.

Fonte:http://www.revisaodetexto.com.br/revisor_de_texto.html


Vocabulário comentado do texto acima
Flyer: Em artes gráficas, publicidade e propaganda, um flyer é um impresso pequeno geralmente em formato A5, A6 ou A7, que cabe na palma da mão e que metaforicamente pode “voar” [passar de mão em mão] e atingir uma grande massa de consumidores. Os flyers são, portanto, pequenos folhetos com imagens impactantes e mensagens rápidas com alta capacidade de espalhamento e de captação de clientes.
Por isso, os flyers são bastante usados para divulgar:
  • Shows de rock and roll;
  • Atrações em bares e boates;
  • Serviços como o de reposição de cartuchos de tinta;
  • Serviços de dentistas e oculistas;
  • Promoções em estabelecimentos de comércio de varejo;
  • Propagandas políticas;
  • Bazares.
Quanto mais preciso for o slogan, melhor a possibilidade do flyer realmente voar e trazer muitos clientes. Por isso, o slogan de um flyer não pode ter mais do que quatro palavras pequenas, que transmitam exatamente uma vantagem, um benefício, um serviço, etc.
A imagem, as cores, a qualidade da impressão, o acabamento, o tipo de papel também são características fundamentais para que um flyer obtenha o sucesso desejado.                                Fonte: http://promopress.com.br/blog/o-que-e-flyer

Fôlder: de acordo com a wikipédia, folder (português brasileiro) ou prospecto (português europeu) é o nome que designa um tipo de impresso publicitário parecido com o flyer, só que com dobras. O folder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária. Dependendo do tamanho do papel é possível fazer um grande número de dobras. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folder



Página pesquisada 1 

Função: você já ouviu alguém comentar que a ideia era boa, porém a pessoa não soube se expressar? Então esse texto necessitava de uma revisão ou preparação de textos.
Esse trabalho é essencial para que seu texto tenha clareza e, com isso, ganhe credibilidade e transmita a mensagem de forma eficiente ao leitor. Lembre-se que o leitor, geralmente, não tem acesso ao autor para esclarecer dúvidas.
Para isso, o revisor se atentará às normas gramaticais da linguagem padrão (com exceções), assim como para a coerência e coesão textuais, sempre mantendo a ideia e o estilo do autor.
Uma boa revisão deve levar em conta o tipo textual em questão. Em escritos literários, por exemplo, há desvios propositais da norma culta, e o revisor deve ser cuidadoso a fim de evitar alterações indevidas. É importante tornar o texto claro e agradável ao leitor, mas também respeitar o seu direito a perceber e refletir sobre as entrelinhas que um texto propõe.
A nossa revisão e preparação textuais visam à correção no âmbito da língua portuguesa e da clareza do texto. O conteúdo deve ser cuidado pelo autor e/ou por um revisor técnico.
Todas as alterações feitas pelo revisor poderão ser verificadas pelo autor ou pela editora. No Word e no PDF, por meio do recurso de marcas de revisão; no papel, por meio das anotações feitas pelo revisor.
São utilizados o Volp, diversos dicionários e outras fontes de pesquisa que forem necessárias.

Diferenças entre revisão e preparação de textos
A literatura a respeito do assunto diverge sobre a diferença entre copidesque, preparação de textos e revisão. Consideraremos aqui os termos copidesque e preparação de textos como sinônimos. O copidesque é feito no texto original do autor, num texto que ainda não passou por um revisor. Esse trabalho prepara (em relação à linguagem) o trabalho acadêmico para apresentação ao orientador e entrega à banca, e o livro ou revista para serem diagramados e posteriormente serem revisados.

A preparação de textos inclui:
  • padronização do texto (maiúsculas e minúsculas; itálicos ou redondos; grafia de topônimos etc.);
  • atribuição de estilos a fim de delimitar, à diagramação, cada parte do texto (corpo de texto, títulos e subtítulos, citações, legendas, bullets etc.);
  • verificação de questões de coerência e coesão;
  • correção de erros ortográficos (inclusive nova ortografia) e gramaticais (concordância, regências verbal e nominal, pontuação etc.);
  • padronização das referências (ABNT, Vancouver ou a combinar);
  • conferência e pesquisa de dados;
  • observações quanto ao conteúdo textual;
  • adequação do texto às normas editoriais, acadêmicas ou da ABNT (depende do tipo textual);
  • se necessário, reescrita de pequenos trechos.

Já a revisão de textos, é feita no texto diagramado, num processo denominado revisão de provas. Esta abrange, assim como a preparação:
  • correção de erros ortográficos e gramaticais;
  • adequação do texto às normas editoriais, acadêmicas ou da ABNT;
  • eliminação de eventuais incoerências;
  • conferência e pesquisa de dados;
  • padronização das referências.
Além dos itens comuns à preparação, a revisão inclui:
  • correção de erros de digitação e/ou composição (conhecidos como pastéis);
  • conferência da paginação e se esta corresponde ao sumário;
  • questões “estéticas” como viúvas e linhas órfãs, sequência de hifens, excesso de espaços, entrelinhas, separação de palavras etc.;
  • conferência dos cabeços;
  • verificação se estão contidas todas as informações do original no material diagramado, se há possíveis “saltos” (solicitar contratação deste serviço).
Qualquer outro item que não esteja listado aqui pode ser requisitado pelo cliente, que será informado da possibilidade de atendimento do que foi solicitado.

Fonte: http://www.arevisaodetextos.com.br/paraquerevisar.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário