quarta-feira, 10 de julho de 2013

A prova do ENEM 2013

A prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para os cursos superiores, para isso deve-se realizar uma avaliação bem feita, com atenção, à fim de evitar erros cruciais.
A importância doENEM é bastante considerável em algumas Universidades, que utilizam parte dos seus processos seletivos, com base na avaliação do exame. Para os postulantes às vagas nos principais cursos das faculdades, seguem alguns dos principais erros que ocorrem na prova em geral, mas com enfoque maior na redação.

Dicas dos Principais erros no ENEM

1- Falta de leitura:  É uma tendência do Brasileiro, de não gostar de ler, e querer resolver as questões de qualquer jeito. E dessa forma a possibilidade do erro é bastante grande, já que a interpretação da pergunta fica comprometida. Então, leia ao menos três vezes, e busque o ponto chave do que é proposto.
2 – Erros ortográficos: Como já citado no item anterior, que o Brasileiro não é adepto a leitura, e sem esse fundamento, os erros ortográficos são frequentes, e faz o estudante perder muitos pontos na prova.
3 – Sair do tema proposto na redação: É crucial, e praticamente não garante nota no quesito, já que o respeito do que está pedindo para ser abordado, é uma regra. Fugiu do tema, não terá avaliação, e perder a nota da redação é metade da prova jogada fora.
4 – Não colocar o título da redação: Parece absurdo, mas acontece mais do que pensam. A pressa e o nervosismo para terminar a prova, faz com que o estudante esqueça de detalhes importantes, e perca pontos.
5 – Proposta da escrita: A utilização de gírias, palavras de baixo calão; tira muitos pontos na prova em geral. Em uma situação formal, deve-se utilizar palavras formais, de fácil entendimento, e que busque chamar a atenção do leitor. Não há necessidade de implantar palavras complicadas, de uso incomum no dia a dia.
6 – Ultrapassar ou não completar o limite proposta para a redação: É simplesmente não ter avaliação do conteúdo; se for pedido no mínimo 15 e no máximo 25 linhas; deve ser seguido a risca.
7 – Pressa: Como já diria o ditado, que a pressa é inimiga da perfeição, realmente é aplicada na prova. Fazer com rapidez, não tendo atenção aos detalhes, certamente fará uma avaliação ruim. A dica é, se não conseguiu executar uma questão em tempo necessário, passe adiante, e no fim volte para tentar responder.

Fonte:  http://www.sempretops.com/concursos/principais-erros-no-enem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário