Informática


Conexão Internet via Satélite

O projeto de um sistema  de satélite depende inicialmente da escolha de sua órbita. Os satélites de baixa altitude (LEO – Low Earth-Orbit) possuem órbitas em torno dos 1600 Km, porém abaixo do primeiro cinturão de radiação de Van Allen. Já os satélites de média altitude (MEO – Medium Earth-Orbit) ficam na casa dos 10000 Km de altura. Ou seja, entre os dois cinturões de Van Allen. Por fim, satélites geoestacionários (GEO – Geoestationary Earth-Orbit) ficam a 35.785 km de altura. Estes possuem sua velocidade angular de translação igual à velocidade angular de rotação da Terra. Por isso, caso olharmos daqui, teremos aquela impressão de que os satélites nesta órbita estão parados.
A grande maioria dos satélites de comunicação são do tipo geoestacionários. Porém algumas considerações devem ser levantadas a respeito. Por exemplo: quanto maior a distância a ser percorrida pelo sinal maior deverá ser a potência de transmissão e a sensibilidade de recebimento. Tal fato implica em maior complexidade e custo. Outro ponto a ser considerado é o tempo de ida e volta dos pacotes em tais órbitas. Leva-se, em média, 500 milissegundos entre subida e descida dum sinal. Isto pode resultar em longa latência e muito desagrado. Por estes motivos…novas soluções em outras órbitas começaram a aparecer.
As freqüências de operação mais utilizadas para comunicação via satélite são: banda C e banda Ku. Ver tabela:
A banda mais popular é a Ku. Afinal, devido suas freqüências mais altas, torna-se possível o uso de antenas menores. Tal conforto é contrabalanceado por uma relevante desvantagem. A banda Ku sofre maior atenuação de sinal (pela chuva, por exemplo) em relação à banda C.
A Internet Banda Larga Via Satélite pode ser utilizada para uso doméstico ou corporativo e tal tipo de conexão dispensa o uso da linha telefônica. Para utilizá-la basta o cliente estar dentro da área de abrangência do satélite. Por conta da excelente cobertura em território nacional…o foco das empresas que oferecem tais serviços…está nas conexões em locais de difícil acesso (áreas rurais, etc). Por exemplo a RuralWeb da NEGER telecom.

Atualmente…a velocidade média de recepção (download) pode chegar até 2048 kbps. Já a de transmissão (upload) pode chegar até 512 kbps. Em locais cuja energia elétrica sequer chega…tal velocidade é considerável…
É isso!
Curiosidade 1: a União Internacional de Telecomunicações (UIT) dividiu o espaço geoestacionário em 180 posições orbitais. Cada uma é separada da outra por um ângulo de 2 graus. O Brasil pleiteou 19 posições orbitais junto à UIT.
Curiosidade 2: O “Pássaro Madrugador” foi o primeiro satélite lançado pelo Consórcio Mundial de Comunicações por Satélites – INTELSAT -, com a colaboração de 53 países, inclusive o Brasil, que também era acionista do Consórcio. O INTELSAT tinha como objetivo estabelecer um sistema mundial de telecomunicações por satélites.

Banda Larga via satélite
Por Fabio Jordão em 19 de Fevereiro de 2009 

Apesar de ter um alto custo, esta tecnologia pode ser a única solução para algumas regiões. A internet evoluiu com grande velocidade, o que acarretou numa demanda excessiva de usuários e poucas linhas para atender a tantas pessoas. A princípio, nas grandes cidades tudo foi instalado como num piscar de olhos, mas em cidades mais distantes ou em áreas rurais a falta de cabos sempre foi um problema que impedia as pessoas de se conectarem ao mundo.
O satélite chegou para ajudar — aos ricos...
Foi justamente com a falta de cabos em áreas pouco habitadas, que algumas empresas aproveitaram para criar o serviço de internet via satélite. Como este serviço requisita alta tecnologia, tanto na residência das pessoas quanto no espaço, o custo da tecnologia ficou muito elevada e somente quem tem um alto poder aquisitivo aderiu a ideia.
O que é necessário para utilizar internet via satélite?
Assim como qualquer serviço banda larga, a internet via satélite também precisa de algum aparelho na residência do usuário para poder converter o sinal da internet em dados que o computador possa interpretar. A diferença é que ao utilizar banda larga através de satélite, você necessita de dois modems (ao invés de apenas um) e claro, de uma mini antena parabólica.
Como funciona
A banda larga via satélite funciona de maneira muito semelhante à ADSL comum. No entanto, ao invés dos dados passarem por um caminho muito longo, cheio de cabos, eles são acessados com uma velocidade muito maior visto que o satélite tem uma conexão direta com a antena que o usuário tem em casa.

1) Você acessa o site do Baixaki.
2) O Modem 2 (o que envia dados) processa sua requisição e manda a informação para a antena de que você deseja acessar o Baixaki.
3) A antena se encarrega de transmitir os dados para o satélite.
4) O satélite recebe sua requisição.
5) O satélite se comunica com uma antena na Terra que irá retornar os dados que você pediu.
6) A antena Base envia os dados do Baixaki de volta para o satélite.
7) O satélite transmite o site do Baixaki para sua antena.
8) O Modem 1 (responsável por receber dados) aceita os dados da antena e transmite para seu PC.

Problemas diversos
A internet via satélite não se popularizou por diversos motivos. Dentre eles está o problema do preço, o qual é exorbitante perto dos serviços de internet comum. Outro grande defeito dessa tecnologia é que qualquer objeto que passe na frente de sua antena, ou até mesmo quando vai chover, você não consegue mais acessar a internet.
Enfim, há vários motivos para não aderir essa tecnologia, visto que agora há até a banda larga através da tecnologia 3G que funciona de maneira semelhante, mas com uma velocidade muito maior. 



Comparar Internet por satélite para DSL
Internet via satélite permite uma conexão de Internet de alta velocidade para ser obtido através de um satélite. O sinal é enviado a partir de um satélite para outro satélite que envia o sinal para um roteador que, em seguida, dirige o sinal ao computador.
 Esta forma de ligação à Internet é mais rápido do que o cabo ou até mesmo DSL, e podem ser acessados nas mais remotas partes do mundo. Esta é a conexão mais rápida que você pode ter, downloads mais rápidos, e você ainda pode ouvir a rádio on-line, sem interrupção. A velocidade de uma conexão de Internet via satélite é constante.
 Para comparar satélite para DSL você tem que saber o que é DSL. É uma linha de assinante digital que é mais rápido que Internet a cabo, mas não tão rápido como satélite. DSL é uma forma de conexão de banda larga que permite que arquivos e browsers web para ser usado em altas velocidades. As conexões são feitas através de linhas de telefone, e você pode fazer chamadas telefônicas ao mesmo tempo. É mais rápido do que o cabo e requer um modem.
 Internet via satélite oferece uma conexão de duas vias para que a banda não flutuar. Com uma conexão DSL de Internet a velocidade da sua conexão não é constante, que pode afetar a velocidade de download e visualização. A velocidade do DSL é dependente das linhas telefônicas, e os eventuais problemas com elas afetariam a conexão com a Internet. A qualidade do cabo de telefone afeta a velocidade da conexão Internet que é recebido.
 Satélites de Internet não requer que você tenha uma conexão de telefone ou cabos que grande ser executado em casa. A conexão à Internet via satélite pode ser obtido em qualquer lugar, mesmo nos lugares mais remotos. A falta de necessidade de uma linha telefônica significa que você pode obtê-lo onde você não pode entrar porque DSL DSL não irá trabalhar com uma linha telefônica. Conexões DSL obter mais lenta quanto mais longe do país que você vá, com Internet via satélite você não precisa se preocupar com este problema. As velocidades de conexão são as mesmas, não importa onde você está. Você pode assistir ao vídeo sem interrupção também.
A crescente demanda por maiores velocidades de download e largura de banda levou mais pessoas que se deslocam de DSL à Internet via satélite. A conexão é mais confiável do que a Internet DSL ou por cabo via satélite que torna uma opção muito melhor. Esta ligação é sempre relativa, o que significa que você tem uma conexão instantânea, e com a falta de fiação volumosa há menos confusão na casa.
         
Como funciona a Internet via satélite?
Como podemos acessar a Internet de forma alternativa, se não temos cabo telefônico para conexão simples ou DSL nem TV a cabo disponível? Acesso à Internet via satélite pode ser a solução. É ideal para usuários rurais de Internet, que desejam o acesso à banda larga. Satélites de Internet não usam linhas telefônicas ou sistemas de cabos, mas uma antena de satélite para comunicação de dados em mão dupla (baixar e enviar dados). A velocidade de envio é cerca de um décimo da velocidade para baixar arquivos, que é de 500 kbps. Conexões a cabo e com DSL possuem maior velocidade para baixar arquivos, mas sistemas de satélites são cerca de dez vezes mais rápidos do que os com modem normal.
Entre as empresas que oferecem ou planejam oferecer conexão via satélite, em dupla via, incluem-se a StarBand, Pegasus Express, Teledesic e Tachyon. Os serviços da Tachyon estão disponíveis nos Estados Unidos, Europa Ocidental e México. Pegasus Express é a versão de via dupla do DirecPC.
A Internet via satélite de mão dupla consiste de:
  • antenas parabólicas de aproximadamente 60 a 90 cm;
  • dois modems (enlace de envio e enlace de recebimento);
  • cabos coaxiais entre a antena e o modem.
A chave para um planejamento das requisições de instalação é uma clara vista para o norte, desde que o satélite em órbita esteja sobre a área do Equador (considerando que você vive ao sul do Equador). E, assim como o satélite de TV, árvores e chuva forte também podem interferir na recepção do sinal do satélite de Internet.
Satélites de Internet de mão dupla utilizam o protocolo de internet (IP) e tecnologia multicasting (em inglês), o que significa mais de 5 mil canais de comunicação que podem se servir de um único satélite. O multicasting IP (múltiplo endereçamento IP) envia dados comprimidos de um ponto para muitos outros (ao mesmo tempo). A compressão reduz o tamanho dos dados e a utilização da banda de transmissão. Geralmente, conexões discadas de sistemas terrestres possuem limitação da banda de transmissão que evita o multicasting (múltiplos destinatários) desta magnitude.
Alguns serviços de Internet por satélite ainda requerem que tenhamos uma conexão via modem, discada ou a cabo para o envio de dados para a Internet. O link para baixar dados do satélite é semelhante ao link terrestre, exceto que o satélite transmite os dados para o seu computador através da mesma antena que permite que recebamos um programa pay-per-view da televisão. Então, se estivermos em uma zona rural e quisermos um acesso à Internet de banda larga, a Internet por satélite deve ser a melhor escolha.

Aqui estão alguns links interessantes:

Artigos relacionados abaixo

  1. Link de página de um cliente RAGIO
  2. Como ter uma conexão web via satélite em casa
  3. Como instalar antenas parabólicas
  4. Conexão Internet via Satélite
  5. Banda Larga via satélite
  6. Como conseguir uma conexão de internet via satélite
  7. Como funciona a Internet via satélite
  8. Internet por satélite x ADSL
  9. Como funciona a internet via satélite
  10. Internet tipos de conexão
  11. Como instalar a antena parabólica Century
  12. Instalação de antena parabólica no sistema DTHI
  13. Satélite brasileiro vai levar banda larga a todos os municípios do país