quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Agradecimentos a meus alunos pela festa de meu aniversário.

Agradeço a todos os meus alunos, em especial aos alunos da sexta "J" da escola Telles de Menezes, que fizeram minha festa de aniversário hoje, neste dia 26/10/2011. Olha! O bolo de chocolate estava muito saboroso, eu amei! Também pela vela que não queria apagar, foi d+ aqueles momentos juntos, spude sentir o respeito, o afeto e carinho que vocês tem por mim. Pelo que sinto-me muito honrado e grato. Desejo que todos tenham muitos anos de vida, passem de ano e se formem em graus de nível superior, nunca se esqueçam caros alunos, que toda força e poder vem de Deus, toda fonte de vida provem lá do alto, de Jesus Cristo que morreu para nos salvar e nos dar vida em abundância. Toda glória, honra e poder seja dele e dadas a Ele (Deus) por toda eternidade. Amém.

Professor: George de Sá Moreira.
Especialista em Linguagem e educação/UFPA.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cantora gospel Pamela em Tucuruí

Esteve cantando ontem (08/09/2011) em Tucuruí mais uma vez a cantora gospel Pamela, sua vinda foi muito divulgado na midia tucuruiense. Foram em torno de uma hora de muita música no Fest shows em Tucuruí . O público que foi prestigiar o evento, tiraram muitas fotos da artista gospel. E se alegraram com o geito carinhoso, e muito educado com que Pamela tratou os Tucuruienses. A artista cantou várias músicas, que retratavam o amor conjugal entre namorados e casados. O público foi ao delirio, sem falar que o ingresso para entrada no show da cantora, estava num preço bastante acessível. Apenas R$ 10,00 (dez reais). Entretanto, esperavasse mais pessoas para prestigiar o evento, porém ainda faltaram muitas.

domingo, 3 de abril de 2011

FaceBook, Orkut e Twitter o que é...

Facebook

 Facebook é um site e serviço de rede social que foi lançada em 4 de fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada da Facebook Inc..[3] Em fevereiro de 2012, o Facebook tinha mais de 845 milhões de usuários ativos.[4] Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site, após isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil. Além disso, os usuários podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras características, e categorizar seus amigos em listas como "as pessoas do trabalho" ou "amigos íntimos". O nome do serviço decorre o nome coloquial para o livro dado aos alunos no início do ano letivo por algumas administrações universitárias nos Estados Unidos para ajudar os alunos a conhecerem uns aos outros. O Facebook permite que qualquer usuário que declare ter pelo menos 13 anos possa se tornar usuário registrados do site.[5]
O Facebook foi fundado por Mark Zuckerberg e por seus colegas de quarto da faculdade Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.[6] A composição do site foi inicialmente limitada pelos fundadores aos estudantes da Universidade de Harvard, mas foi expandida para outras faculdades na área de Boston, da Ivy League e da Universidade de Stanford. O site gradualmente adicionou suporte para alunos em várias outras universidades antes de abrir para estudantes do ensino médio e, eventualmente, para qualquer pessoa com 13 anos ou mais. No entanto, com base em dados de maio de 2011 do ConsumersReports.org, existiam 7,5 milhões de crianças menores de 13 anos com contas no Facebook, violando os termos de serviço do próprio site.[7]
Um estudo de janeiro de 2009 do Compete.com classificou o Facebook como a rede social mais utilizada em todo o mundo por usuários ativos mensais.[8] A Entertainment Weekly incluiu o site na sua lista de "melhores de", dizendo: "Como vivíamos antes de perseguirmos os nossos ex-namorados, lembrarmos dos aniversários dos nossos colegas de trabalho, irritarmos os nossos amigos e jogarmos um jogo empolgante de Scrabulous antes do Facebook?"[9] A Quantcast estima que o Facebook teve 138,9 milhões de visitantes únicos mensais nos Estados Unidos em maio de 2011.[10] De acordo com o Social Media Today, estimava-se que em abril de 2010 cerca de 41,6% da população americana tinha uma conta no Facebook.[11] No entanto, o crescimento de mercado do Facebook começou a estabilizar em algumas regiões, sendo que o site perdeu 7 milhões de usuários ativos nos Estados Unidos e no Canadá em maio de 2011.[12] O Facebook entrou com pedido de uma oferta pública inicial em 1 de fevereiro de 2012.[2]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Facebook

Twitter

Twitter (pronuncia-se AFI[ˈtwɪtər], sendo AFI[ˈtwɪɾɚ], vagamente "tuêro(r)", dominante em inglês estadunidense) é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem por meio do site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.
Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".[2]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter

 Orkut

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.
O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008.[3] Na Índia é o segundo mais visitado.
A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut será operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais.
Os principais concorrentes do Orkut são o Facebook, o Twitter e o MySpace
Apesar de Orkut ser um nome próprio, na programação visual do site (títulos e logos) a palavra está em minúscula (orkut).
Sala de bate-papoO Google anunciou em 19 de novembro de 2008 que disponibilizaria gradualmente aos usuários brasileiros uma ferramenta para bate-papo integrada ao orkut. A rede social já funcionava com o Google Talk, mas a novidade simplifica o acesso e uso do chat.
A ferramenta aparece no pé da página, como acontece no Facebook. Usuários do Orkut já podem navegar e conversar on-line ao mesmo tempo.
AplicativosEm outubro de 2008 o orkut contava com mais de 600 aplicativos para os usuários escolherem, sendo alguns dos mais utilizados o BuddyPoke e a Colheita Feliz.


Novo Orkut


Novo Orkut é o nome dado à nova versão do site de relacionamentos Orkut, do Google. A nova versão, com layout totalmente reformulado, foi lançada no dia 29 de Outubro de 2009, durante uma coletiva de imprensa.[16]

Lançamento

Durante a coletiva de imprensa, foram apresentadas as novidades que a nova versão do Orkut traz, como o feed de notícias, um agrupamento de recados, atualizações do perfil e adição de amigos, tudo na página inicial. Também foi apresentado na coletiva, que seria retomado o antigo sistema de convites, como no começo do site. Lá, os participantes do Orkut recebiam convites para distribuí-los à amigos que não possuíam uma conta no site. Funciona do mesmo modo no Novo Orkut.[16]

Fakes
Como acontece na maioria dos sites de rede social no orkut existe um grande número de perfis falsos (também chamados de fakes ou bogus)[17]. Esses perfis geralmente se passam por pessoas famosas ou personagens de filmes ou desenhos, assim sendo óbvio que eles são falsos. Eles são criados tanto para proteger a identidade da pessoa quanto para diversão, e não são ilegais. O problema é quando o perfil é de uma outra pessoa, seja ela viva ou morta. Nesse caso, isso pode se enquadrar como falsidade ideológica.

No Brasil, um homem de Santa Catarina foi preso por criar três perfis falsos e usá-los para difamar as vítimas.

Privacidade
Alguns usuários preferem apagar todos os recados do scrapbook e só deixar um recado próprio dizendo que lê os recados, responde e apaga todos por motivos de privacidade. Isso é motivado pela preocupação de que alguém possa "vasculhar" a vida pessoal do usuário, lendo os scraps e seguindo os links para outros perfis. Na verdade, ter um perfil no Orkut e usá-lo em todos os seus recursos de fato constitui uma exposição da privacidade do usuário e o recente fenômeno de apagar todos os scraps reflete essa questão.
O ato de bisbilhotar a vida de estranhos, caracterizada no Orkut como acompanhar fotos e recados de desconhecidos é típico da contemporaneidade, onde identifica-se um culto às personalidades, sejam elas famosas ou anônimas.





Twitter, o que é, como usar e como responder

Guia completo sobre o que é o Twitter, para que serve, como mandar mensagem, como responder a alguém e ainda como usar no MSN e no ORKUT.

Conheça o Twitter, a nova febre da internet, baseada no “slogan” que você coloca no MSN e nos scraps que você manda no orkut. Não fique de fora dessa moda!

O que é o Twitter?

O Twitter é uma comunidade de amigos e pessoas desconhecidas que mandam updates, flashes do que elas estão fazendo no momento ou o que ela quer você preste atenção.
Tal como no MSN e no novo Windows Live Messenger, onde aparece o nick do seu amigos e uma mensagem um cinza que pode ser definida por você, o Twitter é uma cópia da mensagem em cinza, ele permite que você coloque mensagens extremamente curtas, as quais serão enviadas para todos seus amigos.
Parece bobo, mas é SUPER LEGAL, pois você fica atualizado no que o seu amigo está fazendo, o que ele está lendo e o que ele pretende fazer.
Por lá, vemos muito “Indo a academia”, “Estudando cálculo”, “Leia www.vejaisso.com sobre o Orkut”, “Acidente mata 320 pessoas em uma colisão na Marginal Tietê” e assim vai.

Para que serve o Twitter?

•Para ler as notícias, em especial do Twitter da BBCBrasil e do Veja Isso

•Para manter-se informado sobre tudo o que seus amigos estão lendo

•Saber o que os seus amigos estão fazendo

•Comentar sobre os outros

•Mandar micro-scraps

Como usar o Twitter?

É bem simples, alias para alguns, simples demais.

Primeiro você precisa se cadastrar. É fácil e rápido (mas é em inglês, mas é bem basico! Tem muitos brasileiros usando!) . Coloque seu nome e na tela de usuário, coloque um nome fácil das pessoas lembrarem, pois caso elas queiram mandar uma resposta para você, elas irão precisar digitar seu nome e se seu nome for X.371T3.0, tenho certeza que você não irá receber tantos recados.

A única coisa que você tem que fazer é colocar uma mensagem que diz 1 O que você está fazendo, ou 2 Algo que você está vendo ou 3 Algo que você quer fazer ou até 4 Algo que você quer que os outros vejam.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fernandinho em Tucuruí-Pa 17/02/2011

Depois de Aline Barros, Lázaro, Ludimila Feber, Novo Som, André Valadão, e outros. Agora é a vez do cantor gospel Fernandinho cantar em Tucuruí. A vinda do cantor promete ser uma benção para Tucuruí, e os ingressos já estão à venda, em várias lojas e livrarias da cidade. Os carros de sons não param de anunciar a vinda de Fernandinho, vamos torcer para que seja de fato uma benção a vinda deste cantor a Tucuruí.
O público tucuruiense que já está acostumado com a vinda de vários cantores famosos irá cantar, pular, chorar e se regozijar nesse show do dia 17 de fevereiro de 2011, com muito apreso e carinho pelo cantor que virá a Tucuruí, capital da Energia. Mas, é bom lembrar que as vagas são limitadas e que quem compra o ingresso adiantado paga menos para assistir o espetáculo.  


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dicas de estudo em grupo


Um trabalho em grupo não pode ser retalhado! Onde cada pedaço é feito por um estudante, juntam-se todas as partes, mistura-se de qualquer jeito e pronto: o resultado é um terror. Cuidado! Essa é a forma errada de construir um trabalho em grupo. Na verdade, tudo não passa de um quebra-cabeça que deve ser montado coletivamente, com a participação de todos os integrantes nos estudos. Para isso é preciso organização, bom senso e arregaçar as mangas para pesquisar. Veja abaixo algumas dicas de estudo e observe que trabalhar em grupo pode ser uma ótima experiência. É uma boa oportunidade para compartilhar ideias, respeitar opiniões e desenvolver seus potenciais.

Dicas de Equipe: Você pode aprender muitas coisas legais com o grupo: compartilhar idéias com os colegas, conhecer diferentes opiniões, trabalhar e buscar soluções em conjunto. Você ainda aprende a negociar e a ser diplomático. Tudo isso, no fundo, é uma forma de se preparar para a vida profissional.

Dicas de Formação: O primeiro passo é a formação dos grupos. O critério de escolha geralmente é do professor. Os grupos podem se formar por afinidade, por interesse de assunto ou ainda por sorteio. O importante é que você se dê bem com o resto da equipe para que o andamento do trabalho e também o estudo do tema seja bastante produtivo.
Normalmente o professor escolhe um tema geral, que é dividido em subtemas. Cada subtema deve ser desenvolvido por um grupo. Por exemplo, se o tema geral for a devastação do meio ambiente no Brasil, poderá ser dividido em vários subtemas, como o desmatamento na Amazônia, a destruição da Mata Atlântica e assim por diante.

Dicas de Planejamento: Cada grupo deve, inicialmente, estudar e discutir em conjunto o subtema proposto. O ideal é que cada estudante exponha o que entendeu sobre o tema e o que sabe sobre o assunto. Depois, liste no papel todos os pontos possíveis de ser abordados. Em seguida, escolha aqueles que realmente devem ser estudados e desenvolvidos. Exemplo: se o subtema escolhido for a destruição da Mata Atlântica, os pontos levantados poderão ser: a vegetação original e sua localização; a fauna e o ecossistema; a devastação e suas conseqüências para o meio ambiente; e soluções para o problema, como o reflorestamento. Cada assunto pode virar um capítulo do trabalho final.

Dicas para dividir tarefas: Cada estudante pode escolher o tema de que mais gosta. Dentro de cada assunto, os estudantes ainda podem se dividir na pesquisa. Por exemplo, se três estudantes decidirem pesquisar a vegetação original da Mata Atlântica, um deles poderá estudar as informações em livros; outro, em jornais e revistas; e o terceiro, na internet. Solicite ao professor as fontes de pesquisa e a bibliografia.

Dicas de Cronograma: Para colocar ordem no trabalho, o grupo deve eleger um coordenador – que pode variar em cada fase do trabalho. Ele será responsável por organizar o trabalho e acompanhar o andamento do estudo. Outro ponto importante: o cronograma. Defina datas para reuniões e para a entrega das redações individuais e do texto final. Lembre-se de que trabalho entregue fora do prazo pode acarretar perda de pontos na nota.

Dicas de Reuniões: Podem ser realizadas na própria escola, na biblioteca, na sala de estudos, na casa dos estudantes ou ainda na internet. Não se esqueça de levar o material pesquisado e solicitado para o encontro. Em cada reunião, você e seus colegas devem escrever em uma agenda tudo o que foi discutido. Dessa forma, todo mundo fica concentrado. No final, todos devem falar o que compreenderam da reunião. Essa dica é importante para ter certeza de que todos entenderam a mesma coisa.

Dicas para aproveitar mais o tempo
Primeiramente perguntamos... Como o tempo passou rápido?!
O tempo pode ser perdido, mas nunca recuperado. Não pode ser acumulado, deve ser gasto! Somos responsáveis pelo tempo...
Separe tempo para trabalhar - é o preço do sucesso.
Separe tempo para pensar - é a fonte do poder.
Separe tempo para divertir-se - é o segredo da juventude eterna.
Separe tempo para ler - é a fonte da sabedoria.
Separe tempo para fazer amizade - é o caminho da felicidade.
Separe tempo para sonhar - é engatar seu vagão numa estrela.
Separe tempo para amar e ser amado - é o privilégio dos remidos.
Separe tempo para olhar a sua volta - o dia é muito curto para ser egoísta.
Separe tempo para rir - é a música da alma.

Dicas: Para saber aproveitar o tempo, descreva o que você fez durante uma semana, como você utiliza o tempo na escola, no estudo e nos finais de semana. Depois relate o que deve permanecer e o que deve ser mudado para chegar o mais próximo possível da semana ideal.


Atividades de auto-exame

1. De acordo com o texto Dicas de estudo em grupo o que em hipótese alguma não se pode fazer num estudo em grupo? Explique claramente.

2. Como se deve desenvolver a pesquisa sobre o assunto em pauta no estudo em grupo? Comente.

3. Em relação ao cronograma do trabalho em grupo o que se deve fazer para que o estudo não atrase? Para responder essa questão leita também o texto "Dicas de estudo para o vestibular" transcrito abaixo. 

"Cronograma de estudo para o vestibular
O local de estudo deve ser limpo, quieto, bem iluminado pelo sol, arejado e confortável. Deve ser um local em que você se sinta bem. A cadeira e a mesa devem ser adequadas ao seu peso/tamanho. O ambiente de estudo deve ser simples mas bem organizado. Dê preferência a sua casa, a fim de não perder tempo andando pelo trânsito...
Dicas: Acostume-se a usar sempre os mesmos lápis e canetas que você levará no dia da prova, para se familiarizar com o material e diminuir o nervosismo na hora do exame.
Quando estiver na sala do exame, imagine-se no seu ambiente de estudo e esqueça dos outros vestibulandos ao redor. Saiba que você é o seu próprio fator limitante no vestibular e a concorrência não importa, pois eles provavelmente estarão suando frio durante a prova.
Para se obter sucesso com nossas dicas de estudo é preciso planejar seu horário, priorizando as disciplinas nas quais esteja mais fraco e estabelecendo um horário para cada uma dessas matérias. Dedique o resto do dia ao estudo das matérias menos prioritárias. Estude seis horas por dia, sete dias por semana e estude o máximo que puder, numa boa e com tranqüilidade. Será cansativo, mas será um grande investimento para o seu futuro. É melhor investir o tempo dessa maneira, não é mesmo? Boa sorte!"



 4. Em que sentido você concorda ou discorda dos textos com dicas acima? Discuta esse assunto.

Dicas de estudo individual

Antes de se municiar nos estudos com enciclopédias e livros, é interessante saber quais aspectos do tema serão tratados. Um jeito de definir isso é fazer uma lista de todos os pontos possíveis de serem abordados. A partir daí, é só selecionar os tópicos realmente importantes para desenvolver.
Com o tema delimitado, é hora de estudar as informações em livros e artigos acessíveis e fáceis de consultar e estudar, como manuais didáticos, enciclopédias gerais ou especializadas, revistas, jornais e também na internet. Dependendo do assunto, é possível reunir uma boa variedade de material de pesquisa, abordando os diferentes aspectos do trabalho. Como ler tudo isso? Escolha as fontes que parecem mais interessantes e ricas em informações e comece a destrinchá-las.
Dicas: Reserve um caderno para escrever todas as suas observações e resumos. Não se esqueça: folhas soltas são mais fáceis para anotar e para o estudo, mas também mais fáceis de perder.
Se preferir sublinhar as partes mais importantes no próprio texto, não esqueça de tirar cópias do material – nada de riscar ou escrever em livros e enciclopédias. Para entender bem o conteúdo de um texto, é interessante fazer mais de uma leitura. Assim, vá em frente com essas dicas de estudo: leia cada um dos textos uma vez, prestando bastante atenção àquilo que eles dizem. Depois, faça a segunda leitura e, então, vá anotando ou sublinhando todas as informações que considerar relevantes para seu trabalho.
Redação final: A ideia é não simplesmente copiar o material, mas escrever com suas palavras o que estudou e entendeu dos textos analisados. Saiba que redigir um texto sobre um assunto que era quase desconhecido pode ser muito fascinante. Só assim você vai perceber quanta coisa aprendeu em tão pouco tempo!
Dicas: A partir do roteiro, tente alinhar todas as anotações feitas anteriormente, reescrevendo-as com suas palavras e encaixando-as nos itens que você se propõe a desenvolver. Lembre-se: em um trabalho bem-feito, os textos são bem encadeados e os conteúdos, relacionados. Não perca tempo escrevendo e estudando coisas que estão além do que foi proposto
Depois de tudo escrito, faça um estudo do material, verificando se a redação final está compreensível e bem encadeada, se você já escreveu tudo o que sabe e acha importante sobre o tema ou se ainda falta alguma coisa a estudar.
Arremates finais: Quando você estiver satisfeito com o resultado do texto, vale caprichar também na apresentação. Dê um título bem expressivo para seu trabalho e organize a bibliografia. A bibliografia deve incluir os dados sobre todo o material que você utilizou para estudar e desenvolver a pesquisa, incluindo endereços dos sites consultados na internet. Páginas especializadas, revistas, jornais e também na internet. Dependendo do assunto, é possível reunir uma boa variedade de material de pesquisa, abordando os diferentes aspectos do trabalho. Como ler tudo isso? Escolha as fontes que parecem mais interessantes e ricas em informações e comece a destrinchá-las.
Dicas: Reserve um caderno para escrever todas as suas observações e resumos. Não se esqueça: folhas soltas são mais fáceis para anotar e para o estudo, mas também mais fáceis de perder.
Se preferir sublinhar as partes mais importantes no próprio texto, não esqueça de tirar cópias do material – nada de riscar ou escrever em livros e enciclopédias. Para entender bem o conteúdo de um texto, é interessante fazer mais de uma leitura. Assim, vá em frente com essas dicas de estudo: leia cada um dos textos uma vez, prestando bastante atenção àquilo que eles dizem. Depois, faça a segunda leitura e, então, vá anotando ou sublinhando todas as informações que considerar relevantes para seu trabalho.
Redação final: A ideia é não simplesmente copiar o material, mas escrever com suas palavras o que estudou e entendeu dos textos analisados. Saiba que redigir um texto sobre um assunto que era quase desconhecido pode ser muito fascinante. Só assim você vai perceber quanta coisa aprendeu em tão pouco tempo!
Dicas: A partir do roteiro, tente alinhar todas as anotações feitas anteriormente, reescrevendo-as com suas palavras e encaixando-as nos itens que você se propõe a desenvolver. Lembre-se: em um trabalho bem-feito, os textos são bem encadeados e os conteúdos, relacionados. Não perca tempo escrevendo e estudando coisas que estão além do que foi proposto.
Depois de tudo escrito, faça um estudo do material, verificando se a redação final está compreensível e bem encadeada, se você já escreveu tudo o que sabe e acha importante sobre o tema ou se ainda falta alguma coisa a estudar.
Arremates finais: Quando você estiver satisfeito com o resultado do texto, vale caprichar também na apresentação. Dê um título bem expressivo para seu trabalho e organize a bibliografia. A bibliografia deve incluir os dados sobre todo o material que você utilizou para estudar e desenvolver a pesquisa, incluindo endereços dos sites consultados na internet.

Atividades de auto-exame
1. Considerando o que você prendeu no texto acima sobre dicas de estudo individual, comente 4 (quatro) dicas que na sua opnião é mais importante que as demais, e que o estudante não pode despresar.
2. Que outras dicas de estudo individual você acha também importante e que não foi mensionada no texto acima, cite e comente-as. 
3. De acordo com o texto acima o que não pode faltar ao final de cada estudo individual? Explique.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Volta as aulas em Tucuruí

O sistema educacionacional de Tucuruí, voltou a funcionar desde o dia 01 de fevereiro de 2011. Professores, diretores, coordenação e outros funcionarios dessa rede de ensino começaram trabalhando bastante, a fim de começar este novo ano com resultudos melhores que os do ano passado. Desse modo, é bom que também os alunos começem o ano com muita vontade de estudar, para que toda classe estudantil obtenha o tão sonhado sucesso neste ano de 2011. Aqui vai algumas dicas para se dar bem na escola basta clikar no link em seguida e ler a página do site garotada antenada. Clik aqui.
Visitem também o site: http://www.coladaweb.com/dicas-de-estudo é muito bom para quem quer se dá bem nos estudos.

Prof. George Moreira.



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Deus mantenedor da vida


Autor: George de Sá Moreira.
    RESUMO: este artigo teológico tem como base de estudo, a passagem bíblica de Hebreus 1:3 onde o autor diz "... sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder;" em que tem como Objetivo explicar Deus como mantenedor e sustentador da vida.  
    São muitas as pessoas que se preocupam desde cedo na vida em fazer um bom plano de saúde, com o objetivo de se tratar de alguma doença seja ela grave ou não, e dessa forma manter a vida neste planeta, por mais um pouco de tempo. Embora muitas pessoas pensem que é seu trabalho ou seu dinheiro que mantém a vida, a verdade mesmo é que por trás das “cortinas” existe alguém dono da vida que a cada segundo trabalha para manter a vida de cada pessoa no planeta, o autor aos Hebreus diz: "... sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder;" Hebreus 1:3. Assim não resta dúvida que Deus sustenta e mantém tudo pela palavra do seu poder. Você já parou para pensar, quantas vezes por minuto o coração de uma pessoa bate para conseguir bombear o sangue necessário, que o organismo precisa para funcionar corretamente. Sem falar que no sangue existe um bom número de células que não podem sair da quantidade de equilíbrio, porque se não ficamos doentes e se o desequilíbrio dessas células persistirem o organismo simplesmente para de funcionar ocasionando a morte. O Salmista é bastante convincente em sua declaração, quando enfatiza em Salmos 3:5 "Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta."
     Até os dias de hoje a vida é um mistério em si mesma, ninguém no planeta tem a capacidade de devolver a vida a uma pessoa que já faleceu, mesmo que tenha ocorrido há poucos minutos.  Deus é o dono da vida e ele mantém a vida através de sua sabedoria e poder desde o momento em que todas as coisas foram criadas por esse Deus, Ele regula todo universo de modo que, para o homem viver no planeta que Deus criou como todo mundo sabe, o ser humano precisa se alimentar de frutas, verduras, legumes, carne, ovos, peixe, farinha, etc. Se lermos o gênesis veremos que Deus não apenas criou o homem, mas antes de tudo providenciou maneiras como este iria sobreviver, criando um planeta onde vários elementos contribuem para a existência da vida. O ar, a água, o solo, a luz, os animais, vegetais, etc. Atualmente se sabe através de pesquisas científicas. Que o universo todo funciona como um relógio, em que se alguma peça não funcionar corretamente o relógio para de funcionar.    
    Só de pensar que Deus é o mantenedor da vida já temos razão suficiente para ficarmos muito felizes e não perdermos tempo com as tristezas da vida, por que Deus a cada segundo se lembra de mim e se estou vivo é por que Ele ainda mantém minha vida, a vida é a coisa mais bonita e importante da criação de Deus, assim fica evidente que não fomos nós que fomos criados para o universo, porém o universo que foi criado para o ser humano. A criação e o espetáculo de Deus. É impressionante sabermos que Deus sustenta todo o planeta Terra com mais de 6 bilhões de pessoas, e milhões de espécies de animais e vegetais, isso se referindo a seres macroscópicos, contudo o planeta também e habitado por bilhões de seres vivos microscópicos incluindo vírus, bactérias, protozoários e outros. Os quais estes também são mantidos com vida pela energia, que flui do grandíssimo poder do Deus eterno.
    É um mistério para a ciência moderna o fato de se jogar uma semente na terra e esta semente dar origem a uma plantinha, os pesquisadores dizem que existe uma energia interna no interior da semente, que faz com que a plantinha apareça por meio de divisão celular, porém a pergunta é de onde vem essa energia, alguns dizem do Sol Sim, mas a dúvida continua quem deu energia ao Sol, quem o faz brilhar? A ciência por não ver a Deus e muitas vezes por não acreditar, não reconhece que Deus é quem faz o Sol brilhar.  Deus mantém o espetáculo da vida no mundo a cada amanhecer e até o dia que Ele quiser.  Logo, confie mais em Deus reconhecendo que o Deus da Bíblia é o Deus mantenedor da vida.
    É um engano pensar que a criação possui dentro dela mesma, a sabedoria e o poder para se auto-regular e continuar a existência da vida por si mesma, não, pelo contrário quem regula, mantém e sustenta a criação é Deus. Desse modo ficamos sabendo como a criação continua, pois Deus não criou e abandou; mas está presente na criação. Entretanto, não se pode pensar que a criação é Deus por que não é. Assim podemos dizer que Deus cria continuamente, que ele faz a todo momento as coisas existirem na sua mente e no plano físico do universo onde estamos. Porém não se pode pensar que Deus é autor do pecado, pois ele não cria o pecado, pois o mesmo é contrário a sua natureza puríssima.
    Deus tem a supremacia sobre todas as coisas, age sustentando e controlando todos os detalhes da sua criação e de cada criatura. Deus dirige tudo na história, também governa sobre todas as culturas, povos, raças, línguas e nações. Assim é bom sabermos que: “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28).
    Convide o professor George Moreira, autor deste artigo teológico para pregar ou dar palestra na sua igreja ou seminário teológico, basta enviar um e-mail para georgedez@yahoo.com.br.